sábado, 1 de janeiro de 2011

Sites e programas para você criar seu próprio jogo


Já pensou em criar o seu próprio jogo? Esse post apresenta sites e softwares que podem vir a ser úteis.
Não é preciso saber programação, você pode começar sua experiência como designer de jogos a partir de engines,  motores de jogos, programas que oferecem ferramentas e partes pré-prontas para você trabalhar na sua idéia.
[English Speakers: This is a post in portuguese language, but since you already here, check the links, they will help you to create your own game]

Sploder - Crie o seu próprio jogo em Flash. O site do Sploder permite que você crie o seu jogo online, no próprio site, sem precisar baixar nenhum software. Você pode criar três tipos de jogos: plataforma, mission shooter e space/robot shooter. A relação custo-benefício é muito interessante, pois você não gasta muito tempo para criar. Você pode experimentar o site sem se cadastrar, mas se quiser salvar suas criações e compartilhá-las, terá que criar um login.

Reality Factory - Crie jogos de tiro em primeira pessoa, no estilo DOOM. Você precisa dar download no software da engine.

RPG Maker - RPG Maker é uma plataforma muito famosa de criação de jogos no estilo dos RPG de NES e SNES. O software é pago, existindo uma versão trial (testar de graça por alguns dias). As primeiras versões foram traduzidas e distribuídas ilegalmente na internet o que fez muitos pensarem que era uma plataforma gratuita. O link é da empresa o oficial do jogo, Enterbrain. Caso queira trabalhar com essa plataforma, existem várias comunidades e fórums sobre RPG Maker no Brasil e no mundo, facilmente encontrados numa pesquisa no Google.

RPG Toolkit - Uma opção gratuita para quem quer criar jogos de RPG. No site da toolkitzone você pode baixar a engine e também encontrará jogos criados pelos usuários.

O.H.R.R.P.G.C.E - Official Hamster Republic Role Playing Game Construction Engine. Outra Opção gratuita para jogos do tipo RPG. É necessário download na engine.

Adventure Game Studio - Para criação de jogos no estilo adventure. Abaixe a engine e crie seu jogo. Assim como a Toolkit zone e a Hamster Republic, a AGS tem uma comunidade bem estruturada e além da engine você encontra fórums de ajuda e tutoriais.

YoYo Games Game Maker - A engine Gamemaker possibilita que você crie jogos de plataforma, de labirintos, de tiro em primeira pessoa, além de outras opções. Vale a pena conferir.

MUGEN - Um post sobre criar seu próprio jogo não estaria completo sem uma menção ao MUGEN. MUGEN é um projeto da empresa Elecbyte que o havia abandonado, mas foi recentemente retomado. A engine MUGEN permite que você crie seu próprio jogo de luta, no estilo de Street Fighter, Mortal Kombat e outros. O uso mais comum e mais simples de MUGEN consiste em encontrar arquivos dos lutadores e cenários e "montar" seu próprio jogo de luta, com os lutadores e cenários que quiser, inclusive misturando franquias famosas. Mas você também pode criar seus próprios personagens e seus próprios cenários. Na internet você vai encontrar personagens, cenários, tutorias e sprites. Como ponto de partida inicial, além do link oficial, indico essas comunidades que tem fórums organizados e material para download:
http://www.mgbr.net/ - em português, comunidade brasileira.

Conheça também outros motores de jogos (engines) nessa lista da wikipedia.

Caso a sua intenção seja criar seu jogo com propósitos comerciais, leia com atenção, os termos de uso de cada site e de cada engine. Em alguns casos a criação comercial pode ser permitida mas verifique com atenção cada tipo de licenciamento.

2 comentários:

  1. Qual desses você me indica para fazer um jogo 3D?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa postagem já tem um tempo. Desde então surgiram novos softwares para criação de jogos. Na Steam, por exemplo, além de jogos, existem vários softwares de criação de jogos. Eu não conheço muito os melhores softwares do momento, mas irá depender do tipo de jogo 3D que você deseja criar. Alguns softwares são próprios para se criar um FPS, outros são para jogos de plataforma. Além disso, uns te ajudam somente na parte gráfica, outros criam o jogo do início ao fim.

      Excluir