sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Anderson Silva VS Bruce Lee

Anderson Silva VS Bruce Lee


Motivação do post: Vi essa discussão algumas vezes na internet, mas sempre sem considerar questões que, para mim, são relevantes. A proposta do post não será a de apontar um vencedor entre esse hipotético duelo, mas sim fazer considerações pertinentes a respeito. O artigo será prolixo, repetitivo e inconclusivo, mas atenderá minha expectativa ao escrevê-lo.


Questão 1 - Contemporaneidade: Bruce Lee faleceu em 1973. Anderson Silva nasceu em 1975. Não são, portanto, contemporâneos e não será possível realizar de fato essa luta (creio eu). A idéia toda é desenvolvida como especulação. Daí temos duas abordagens possíveis: uma seria a de pinçar Bruce Lee na linha do tempo, no seu auge, e trazê-lo para enfrentar Anderson Silva no seu auge. Outra seria a de uma realidade alternativa onde Anderson nasceu mais cedo ou Bruce nasceu mais tarde de forma que fossem, nessa realidade, contemporâneos. A diferença entre essas duas abordagens para mim é fundamental e pode conter não só a resposta para quem seria o vencedor do duelo como fazer repensar se é mesmo viável prosseguir o exercício especulativo. Vamos diferenciar as abordagens:
         Questão 1.1 - Abordagem da Máquina do Tempo: Nessa abordagem buscamos Bruce Lee no passado e o trazemos para o presente para enfrentar Anderson Silva. É nítido aí, que Bruce Lee seria prejudicado (o que não quer dizer que iria perder). Por quê Bruce seria prejudicado? Anderson Silva tem Bruce Lee como uma de suas referência e já declarou ser um fã de Bruce Lee publicamente. Ou seja, Anderson Silva se beneficiou das contribuições de Bruce Lee para com as artes marciais. Bruce Lee, no entanto, não teve chance de ver Anderson lutar e de aprender com as contribuições de Anderson. Além disso, entre o auge de um e de outro, houve outros nomes e inovações nas artes marciais que podem ter influenciado Anderson e que Bruce Lee não conheceu.
        Questão 1.2 - Contemporaneidade fictícia: Nessa abordagem, Bruce e Anderson nasceram aproximadamente em uma mesma data. Aí teríamos um Anderson Silva prejudicado, sem ter tido tanto tempo de absorver o legado que Bruce deixaria para as artes marciais. Talvez alguém, nesse momento, pergunte: O legado de Bruce Lee para as artes marciais e, especificamente para Anderson Silva, é relevante? No meu entender, é fato documentado que Bruce Lee é um dos maiores responsáveis pelo que viria a se tornar o MMA (Mixed Martial Arts). Bruce Lee é o fundador do Jeet Kune Do, um estilo de arte marcial que tem como lema "Usar a não forma como forma e ter como limitação a não limitação".  A idéia de absorver técnicas de diferentes estilos, aproveitando o que é bom e descartando o que é ruim já era presente na obra de Bruce Lee (Tao of Jeet Kune Do, 1975, publicado postumamente). O documentário biográfico de Silva, Like Water, é referência explícita aos ensinamentos de Bruce Lee (que na verdade também teve inspiração no Taoísmo, Budismo e outras fontes).
         Essas supracitadas questões, são um tanto quanto óbvias, mas eu vi serem ignoradas, esquecidas e deturpadas em discussões de internet. Prossigamos.

Questão 2 - Bruce era um lutador de verdade? - Muita gente boa argumenta que Anderson Silva daria uma surra em Bruce Lee porque Bruce Lee seria apenas um ator e não um lutador. Obviamente Bruce Lee era um ator, tendo inclusive atuado na infância. Mas Bruce Lee também era um lutador. Na infância e pré-adolescência brigava na rua, em Hong Kong. Recebeu noções de Wu Tai Chi Chuan de seu pai. Aos treze anos começou a treinar Wing Chun com o mestre Yip Man. As constantes brigas de rua em Hong Kong foram um dos motivos que fizeram seus pais enviá-lo para os EUA, um retorno, visto que Bruce nasceu nos EUA. Além do Wing Chun, Bruce Lee conhecia outros estilos de Kung Fu e também Boxe, Judô e Jiu Jitsu. Depois de famoso, existem relatos de duelos reais que Bruce teria vencido. São relatos sem comprovação documental (foto ou vídeo). Bruce teria vencido um dublê de um de seus filmes que o desafiara, teria vencido um homem que invadiu sua casa para desafiá-lo, além de outros casos. Independe da acuracidade desses relatos, numa visão geral, fica demonstrado o histórico de Bruce Lee como lutador. Ele não era um atleta profissional de luta, mas era um lutador.

Questão 3 - Regras - Em grande parte desses debates sugere-se que o combate seja com as regras do UFC. Se pegarmos Bruce Lee com a máquina do tempo cinco minutos antes da luta e explicarmos as regras às pressas, a dificuldade é uma, se ele tiver três meses de treino com as regras, a dificuldade é outra. De toda forma, as regras do UFC dariam uma vantagem a Anderson Silva que tem experiência e consagração nesse tipo de combate. Já se o combate fosse na rua, com asfato sob os pés e muros ao redor, eu acredito que o Sr. Lee teria vantagem. Não que Anderson nunca tenha brigado na rua, mas pelo menos pelas fontes disponíveis, Bruce Lee é mais street fighter.

Questão 4 - Tamanho e Performance física - Anderson Silva é maior, mais pesado e com maior alcance que Bruce Lee, isso é fato. Além disso, Anderson Silva sabe explorar seu alcance e seu tamanho. O treino de ambos é descrito como extremamente rigoroso, mas nesse quesito um obsessivo Bruce Lee é meu favorito. Quanto a velocidade, também aposto no Sr. Lee, há relatos e mesmo vídeos que mostram um velocidade muito rara.

Questão 5 - Corner - Com o faixa preta de 7° grau de Aikido, Steven Seagal, no seu corner, Anderson Silva está muito bem amparado. No corner de Bruce Lee, nada mais nada menos que seu amigo, Chuck Norris... Precisa dizer mais?

Um comentário: